PortuguêsAcentuação gráfica: proparoxítonas paraxítonas oxítonas e hiatos (2)
- (UPENET/IAUPE 2022)
Texto 2 para a questão.
O CAMINHO DA VIDA
O caminho da vida pode ser o da liberdade e o da beleza, porém nos extraviamos.
A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem nos deixado em penúria.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
https://www.pensador.com/textos_de_charlie_chaplin/.Acesso em 30/04/2022
No que concerne à Acentuação, assinale a alternativa que apresenta uma justificativa CORRETA em relação ao termo sublinhado.
A) O caminho da vida pode ser o da liberdade e o da beleza, porém nos extraviamos – a tonicidade do termo sublinhado recai na penúltima sílaba, razão por que ele é acentuado.
B) “...levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar...” – o acento se justifica por ser palavra paroxítona terminada em ditongo decrescente.
C) “...marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios .” – ambos os acentos se justificam por se tratar de termos paroxítonos terminados em ditongo crescente.
D) “Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela.” – a tonicidade do termo sublinhado recai na penúltima sílaba, daí ser acentuada.
E) “...nossa inteligência , empedernidos e cruéis .” – os termos sublinhados são acentuados obedecendo à mesma regra gramatical.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 299
Vamos para o Anterior: Exercício 297
Tente Este: Exercício 161
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português