Procura

PortuguêsCoesão e coerência (7)


EXERCÍCIOS - Exercício 413

  • (IBFC 2022)

Leia o texto abaixo, para responder a questão:
Diferenciação entre os gêneros textuais: notícia e artigo de opinião.
Saber interpretar um texto, a partir do contexto de produção em que ele está inserido, é fundamental para a experiência cotidiana do leitor. A interpretação permite que saibamos diferenciar o conteúdo de uma notícia de jornal do de um artigo de opinião. Eles são gêneros textuais que nos propiciam a ter posturas diferentes quanto a suas leituras. Nesse ínterim, em teoria, no gênero textual notícia , não procuramos ler nas entrelinhas, pois as informações são factuais, não há linguagem subjetiva, não há duplo sentido. Já no gênero textual artigo de opinião é necessário saber ler nas entrelinhas, entender a linguagem subjetiva, entre outras estratégias de leitura que exigem posicionamento ativo na interpretação do que está escrito. Não podemos admitir que o teor de textos desse gênero seja formado de verdades absolutas. Devemos estar atentos para o contexto em que o artigo de opinião foi produzido , a fonte, as imagens (se houver), o autor e a data de publicação são, inicialmente, dados importantes para começarmos a leitura consciente de um artigo de opinião. (Texto desenvolvido especificamente para esta prova)

Analise o trecho abaixo extraído do texto:

“Saber interpretar um texto, a partir do contexto de produção em que eleestá inserido, é fundamental para a experiência cotidiana do leitor”.
“Ele” é considerado na morfologia (01). Na sintaxe, “Ele” se refere ao (02)Já na linguística textual “Ele” se refere a (03):

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


A) um pronome pessoal do caso oblíquo (pronome do objeto) - predicado; - coesão parcial.

B) um pronome pessoal do caso reto (pronome do sujeito) - sujeito - coesão referencial.

C) um pronome adjetivo possessivo - predicativo do sujeito - coesão por negação.

D) um pronome do caso oblíquo (pronome do objeto) - adjunto adverbial de lugar - coesão referencial.

E) um pronome pessoal do caso reto (pronome do sujeito) - sujeito - coesão parcial.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 414

Vamos para o Anterior: Exercício 412

Tente Este: Exercício 423

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=14.62ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.17ms))((ts_substr_c=3.00ms))((ts_substr_im=17.21ms))
((total= 36ms))