FísicaDiversos
- (FCC 2022)
A área de Ciências da Natureza no ensino médio na BNCC destaca a importância de que os estudantes aprendam a estruturar linguagens argumentativas que lhes permitam comunicar, para diversos públicos(p. 538). De forma geral, a argumentação científica tem sido compreendida como um processo social de justificativa de conclusões, que se dá a partir da coordenação de dados e teorias científicas, onde os dados são as evidências empíricas que suportam uma afirmativa. Uma pesquisadora analisou uma situação real de ensino-aprendizagem, cuja pergunta central da investigação proposta para a turma de ensino médio foi “Qual a influência da luz no crescimento dos vegetais?”. Dentre as falas dos estudantes reproduzidas nas alternativas, aquela que se refere à apresentação de um dado empíricoé:
A) Os cloroplastos não eram estimulados.
B) Se não há luz, não há produção de cloroplastos.
C) A luz estimula a produção dos cloroplastos.
D) No escuro a planta ficou amarelada.
E) Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 109
Vamos para o Anterior: Exercício 107
Tente Este: Exercício 58
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Física