PedagogiaTemas educacionais pedagógicos
- (IDECAN 2016)
Construir uma nova lógica de gestão que conte com a participação da sociedade e dos atores diretamente envolvidos com a prática pedagógica implica rever o modelo adotado pelos sistemas públicos, cuja estruturação e funcionamento são, até hoje, característicos de um modelo centralizador. A autonomia pedagógica e financeira e a implementação de um Projeto Político‐Pedagógico próprio da unidade escolar encontram vários limites no paradigma de gestão escolar vigente. Acerca deste pressuposto, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Formas de provimento nos cargos dirigentes dissociadas da comunidade local e escolar.
B) Entraves ao estabelecimento de princípios de organização colegiada da gestão e do trabalho pedagógico.
C) Participação nas decisões e a efetivação de novos processos de organização e gestão, baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão.
D) Projeto Político‐Pedagógico restrito ao atendimento das determinações das secretarias de educação, não acarretando mudanças significativas na lógica autoritária da cultura escolar.
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