GeografiaCategorias de análise da geografia
- (Instituto Access 2022)
“Segundo Oliveira (2004), a Geografia, além de científica, deverá ser considerada uma disciplina escolar básica nos diferentes níveis de ensino.”
(OLIVEIRA, L. O ensino/aprendizagem de geografia nos diferentes níveis de ensino. In: Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa / organizadores: Nídia Nacib Pontuschka, Ariovaldo Umbelino de Oliveira. 2 ed. – São Paulo: Contexto, 2004).
Sobre o processo de ensino-aprendizagem de Geografia considerando tais níveis de ensino, é correto afirmar que
A) a Geografia deve ser considerada nos quatro níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior; devendo, então, iniciar já nos primeiros anos de escolaridade – Educação Infantil.
B) as noções iniciais da disciplina devem acontecer somente a partir do 7º ano do Ensino Fundamental II.
C) a disciplina é obrigatória apenas a partir do Ensino Médio, podendo, porém, ser apresentada também no Ensino Fundamental.
D) a Geografia, após várias reformulações curriculares, passou a ser obrigatória apenas no Ensino Fundamental II, nas turmas do 6º ao 8º ano de escolaridade.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 92
Vamos para o Anterior: Exercício 90
Tente Este: Exercício 64
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Geografia