Procura

GeografiaGeografia cultural


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (Colégio Pedro II 2022)

Em O pensamento geográfico brasileiro , Ruy Moreira (2008) oferece novas perspectivas de compreensão da história do pensamento geográfico, recorrendo ao conceito de matriz de pensamento, o qual foi elaborado à luz de sua crítica ao que denomina como a tradição de escolas e a tradição de geografias setoriais, conforme explicitado na passagem a seguir:

A Geografia tem a tradição da escola. Escola francesa, escola alemã, escola norteamericana. Cada escola é um país, cada país é uma escola. Talvez se flagre aqui o vínculo da Geografia com o Estado [...] que a crítica recente combateu acerbamente. O defeito da escola é a supressão dos seus pensadores: há o chefe de escola e seus discípulos. Mesmo quando estes são pensadores originais, são seus continuadores.

Ao lado da tradição das escolas vicejam o que podemos chamar de geografias setoriais. Por esse prisma, há o geógrafo urbano, o geógrafo agrário, o geomorfólogo... O defeito desse modelo é o abandono da prática de pensar o todo, que, mesmo que fosse um pedaço regional, fazia a fortuna da tradição das escolas. E o ilhamento do geógrafo nos seus compartimentos fechados.

Uma terceira tradição, entretanto, existe, obliterada e dissolvida dentro das outras duas: a do geógrafo criador de matriz de pensamento. Imbuídos seja de uma tradição ou de outra, não nos damos conta de que cada geógrafo se distingue do outro por sua forma própria de pensamento.

MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro : as matrizes clássicas originárias.

São Paulo: Contexto, 2008. v. 1.

Considerada a perspectiva do autor, é correto afirmar que




A) a tradição das escolas e a tradição das geografias setoriais produziram os mesmos efeitos na história do pensamento geográfico, ainda que não compartilhassem a mesma noção de totalidade.

B) apesar da originalidade de autores como Ratzel e La Blache, a tradição das escolas está correta ao sugerir que suas obras reúnem pensamentos direcionados à propaganda do respectivo Estado nacional.

C) o conceito de matriz de pensamento busca a originalidade das contribuições dos geógrafos que tiveram papel-chave na formação da Geografia, o que supõe a capacidade de cada um deles de se isolar das ideias de seu tempo.

D) a tradição das geografias setoriais encontra suas raízes no modo como a influência não só do positivismo, mas também do neokantismo, contribuiu para instaurar dicotomias como Geografia Física-Geografia Humana.


VOLTAR ao índice: Geografia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=12.64ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.22ms))((ts_substr_c=2.59ms))((ts_substr_im=2.30ms))
((total= 19ms))