GeografiaGeografia política
- (IBADE 2022)
“Ouro Azul” – Conflitos por água se tornam cada vez mais recorrentes, dadas as implicações entre a sua grande importância para a vida e a sua disponibilidade desigual no mundo. Sobre as principais situações hidroconflitivas, é correto o que se afirma em:
A) Etiópia, Quênia, Uganda, Tanzânia, Ruanda e Burundi passaram a exigir a partilha igualitária do Rio Nilo. A controvérsia aumentou a partir de 2011, quando a Etiópia começou a construção da hidrelétrica Grande Renascença. Apesar de ser uma construção de pequeno porte para abastecimento local, a hidrelétrica depende do desvio das águas do Nilo Azul, um dos afluentes do Rio Nilo. O Sudão e o Egito temem que o fluxo das águas do Nilo para seus territórios fique comprometido.
B) as bacias dos rios Tigre e Eufrates estão no palco das situações hidroconflitivas envolvendo Turquia, Síria e Iraque. Uma das barragens em construção no rio Tigre é a Ilisu, obra promovida pelo Iraque e criticada pela Turquia temendo redução da vazão do rio. Desde 2018 a Turquia restringe parte do cultivo de arroz, milho e outros cereais que demandam grandes quantidades de água para priorizar o abastecimento humano, parte da crise de abastecimento envolve as barragens da Síria e do Iraque.
C) a inauguração da primeira usina hidrelétrica no Brahmaputra, no Planalto do Tibete, afetou mais as relações entre China e Índia. Além do Brahmaputra, o rio Mekong, que nasce na China e percorre a Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã também passam por disputas devido à construção de usinas hidrelétricas pela China. Da mesma forma, o Laos também desenvolve projetos de construção de barragens no Mekong para produzir energia elétrica, o que gerou tensões com o governo do Camboja.
D) um histórico conflito hídrico que podemos citar foi a invasão e ocupação das Colinas de Golã por Israel durante a Guerra dos Seis Dias em 1967. Além dos solos férteis e da estratégica posição, a região abriga as nascentes do Rio Jordão, o mais importante desta região desértica. Israel devolveu o território para a Síria após os acordos de paz de Camp David.
E) as recentes disputas na região da Caxemira revelam que as tensões não são ocasionadas pela questão da água, mas unicamente por reinvindicações de fronteira, já que o tratado do Indo, assinado em 1960 entre a Índia e o Paquistão, estabelece a repartição das águas da bacia do Indo entre os dois países.
VOLTAR ao índice: Geografia