FarmáciaFarmacologia do sistema nervoso central e periférico
- (IBFC 2016)
A fenitoína exerce sua atividade anticonvulsivante sem causar depressão geral do sistema nervoso central, limitando o disparo repetitivo de potenciais de ação, efeito esse mediado pelo alentecimento da taxa de recuperação da inativação dos canais de Na+ ativados por voltagem. No Formulário Terapêutico Nacional (RENAME, 2010), a fenitoína está presente nas seguintes apresentações: comprimidos de 100 mg (miligramas); solução injetável de 50 mg/mL (miligramas/mililitros) e suspensão oral 20 mg/mL (miligramas/mililitros). Sobre a fenitoína, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A fenitoína é distribuída no líquido cerebroespinhal, entretanto não consegue atravessar a placenta, o que a torna um fármaco seguro e de escolha para utilização em gestantes epilépticas, já que as concentrações séricas fetais são ínfimas em relação às da mãe.
II. A excreção renal é aumentada pela acidificação da urina.
III. O preparo da solução para infusão deve ser feito, imediatamente antes da administração, pela adição da fenitoína em até 50 mL (mililitros) de cloreto de sódio 0,9 % (por cento) injetável e concentração final entre 1 a 10 mg/mL (miligrama/mililitro) de fenitoína base. O tempo de infusão deve ser de, no máximo, 1(uma) hora. O equipo deve ser enxaguado com cloreto de sódio 0,9% injetável, antes e após a administração da solução de fenitoína para minimizar a irritação venosa local. Usar filtro de 0,22 a 0,45 micrômetros no equipo.
Estão corretas as afirmativas:
A) I e II, apenas
B) I e III, apenas
C) II e III, apenas
D) I, apenas
E) III, apenas
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 49
Vamos para o Anterior: Exercício 47
Tente Este: Exercício 279
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Farmácia