Arquitetura de softwareE-ping
- (FGV 2022)
ePING considera que a interoperabilidade envolve as dimensões técnica, semântica e organizacional.
Com relação à dimensão semântica, analise as afirmativas a seguir.
I. Desenvolvimento e manutenção de ontologias : visa facilitar o cruzamento de dados, quando utilizado por outras organizações da Administração Pública. Devem ser utilizados vocabulários controlados, taxonomias, ontologias e outros métodos de organização e recuperação de informações. Tais recursos podem ser desenvolvidos por especialistas na área específica e os resultados devem ser compartilhados, reaproveitados em repositórios de vocabulários e ontologias de Governo Eletrônico.
II. Desenvolvimento e adoção de padrões de modelagem de dados : deve ser apoiado em notação simples, objetiva e facilmente utilizável. A modelagem deve evidenciar as integrações entre os dados atuais e as integrações necessárias; apoiar as interações do governo em suas diversas secretarias e órgãos; apoiar o alinhamento com os processos de negócios governamentais; promover a melhoria na gestão pública; e servir como regras de portabilidade para o Governo.
III. Garantia à privacidade de informação : deve se adotar políticas públicas que promovam a incorporação do conceito Open Data de modo a orientar e assegurar, quando necessário, total privacidade de dados na incorporação de processos de disponibilização dos dados públicos, permitir a transparência adequada e melhor uso pela sociedade, alinhada com as diretrizes específicas da arquitetura ePING para ampliar a interação do Governo Eletrônico com a sociedade.
Está correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I e III, apenas.
Vamos para o Anterior: Exercício 42
Tente Este: Exercício 6
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Arquitetura de software