Procura

FarmáciaAssistência farmacêutica


EXERCÍCIOS - Exercício 18

  • (IBFC 2016)

A intercambialidade entre dois medicamentos, por exemplo, medicamento de referência e medicamento genérico, também é conhecida como substituição genérica no ato da dispensação do medicamento pelo farmacêutico. Considerando as condições determinantes para que a intercambialidade entre dois medicamentos ocorra, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A bioequivalência é condição indispensável para que haja intercambialidade entre dois medicamentos, e ela diz respeito aos testes realizados in vitro para avaliação da qualidade dos medicamentos por meio de análise comparativa entre o medicamento teste e o medicamento de referência. Dois medicamentos são bioequivalentes se contiverem o mesmo sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa, mesma forma farmacêutica e via de administração e devem também ser idênticos em relação à potência ou concentração.

II. Quando dois medicamentos são considerados equivalentes terapêuticos assume-se que ambos vão apresentar a mesma eficácia e segurança ao serem administrados ao organismo, assim como o mesmo potencial para causar efeitos adversos.

III. A biodisponibilidade diz respeito à taxa de liberação da quantidade potencial do fármaco distribuída para os tecidos, e tem como fatores determinantes o débito cardíaco, o fluxo sanguíneo regional e o volume tecidual.

Estão corretas as afirmativas:




A) I e II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) I, apenas.

D) II, apenas.

E) III, apenas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 19

Vamos para o Anterior: Exercício 17

Tente Este: Exercício 33

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Farmácia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+