Procura

Educação físicaCompetições e organizações de eventos esportivos e culturais


EXERCÍCIOS - Exercício 120

  • (FCC 2022)

Atualmente, a presença da capoeira nos currículos da Educação Física é reforçada por documentos oficiais que demonstram sua importância na educação para as relações étnico-raciais. Em relação a essa importância, a capoeira pode


A) participar no processo educativo como forma de compensação das tensões da sala de aula e auxílio no controle do comportamento e disciplina dos alunos por conta da exigência das capacidades físicas e motoras para a sua execução, bem como pelas múltiplas possibilidades de participação dos alunos em funções distintas na roda de capoeira.

B) contribuir para a consecução da Lei n° 10.639, que altera a LDB – Lei n° 9.394/1996 − tornando obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas, por ser a única prática corporal de matriz afro-brasileira que se vincula ao currículo da Educação Física.

C) compor os currículos escolares, desde seu reconhecimento como prática desportiva pela primeira vez como “Luta Brasileira (Capoeiragem)”, pela Lei Federal n° 3.199 de 14/04/1941, quando foi criado o Departamento Nacional de Capoeira junto à Confederação Brasileira de Pugilismo, como método de defesa pessoal e ginástica brasileira, conforme sistematização de Inezil Pena Marinho, na obra “Subsídio para o Estudo da Metodologia do Treinamento da Capoeiragem”, publicada em 1945.

D) contribuir para a valorização da população afrodescendente na constituição da cultura brasileira ao relacionar suas lutas por significação mediante o estudo de sua criminalização no final do século XIX; seus usos políticos na era Vargas; sua esportivização, mercadorização, instrumentalização, escolarização, bem como suas resistências e vivenciar suas gingas, cantos, toques e batuques.

E) desenvolver no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas; como é um tema amplo, pode-se trabalhar de forma lúdica, pois, brincando, os alunos tomam consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo. Explora a psicomotricidade, lateralidade, situar-se no espaço, dominar o tempo, adquirir coordenação de seus movimentos.


Vamos para o Anterior: Exercício 119

Tente Este: Exercício 104

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.00ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.88ms))((ts_substr_im=1.02ms))
((total= 5ms))