Educação físicaCompetições e organizações de eventos esportivos e culturais
- (FCC 2022)
Atualmente, a presença da capoeira nos currículos da Educação Física é reforçada por documentos oficiais que demonstram sua importância na educação para as relações étnico-raciais. Em relação a essa importância, a capoeira pode
A) participar no processo educativo como forma de compensação das tensões da sala de aula e auxílio no controle do comportamento e disciplina dos alunos por conta da exigência das capacidades físicas e motoras para a sua execução, bem como pelas múltiplas possibilidades de participação dos alunos em funções distintas na roda de capoeira.
B) contribuir para a consecução da Lei n° 10.639, que altera a LDB – Lei n° 9.394/1996 − tornando obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas, por ser a única prática corporal de matriz afro-brasileira que se vincula ao currículo da Educação Física.
C) compor os currículos escolares, desde seu reconhecimento como prática desportiva pela primeira vez como “Luta Brasileira (Capoeiragem)”, pela Lei Federal n° 3.199 de 14/04/1941, quando foi criado o Departamento Nacional de Capoeira junto à Confederação Brasileira de Pugilismo, como método de defesa pessoal e ginástica brasileira, conforme sistematização de Inezil Pena Marinho, na obra “Subsídio para o Estudo da Metodologia do Treinamento da Capoeiragem”, publicada em 1945.
D) contribuir para a valorização da população afrodescendente na constituição da cultura brasileira ao relacionar suas lutas por significação mediante o estudo de sua criminalização no final do século XIX; seus usos políticos na era Vargas; sua esportivização, mercadorização, instrumentalização, escolarização, bem como suas resistências e vivenciar suas gingas, cantos, toques e batuques.
E) desenvolver no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas; como é um tema amplo, pode-se trabalhar de forma lúdica, pois, brincando, os alunos tomam consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo. Explora a psicomotricidade, lateralidade, situar-se no espaço, dominar o tempo, adquirir coordenação de seus movimentos.
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