Educação físicaDança
- (Instituto Consulplan 2022)
Sobre os aspectos históricos e característicos relacionados à dança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( )A dança moderna surgiu como realização dos ideais do movimento romântico. Indispôs-se contra a artificialidade do balé clássico, estabelecendo como seu objetivo principal a expressão de um impulso interior. No entanto, a dança moderna reconheceu a necessidade de formas vitais da expressão, e o valor estético da forma, em si e por si mesma, como seu complemento. ( )Nos antigos balés, o plano de chão era a única preocupação. Os bailarinos moviam-se em figuras intrincadas que, se desenhadas com giz no chão, representariam rosas e outros padrões elaborados. Supunha-se que ninguém procuraria desenhos em outro lugar que não nos caminhos que os pés faziam, mas, não obstante, o corpo estava levando consigo uma esfera potencial de espaço na qual podia mover-se e na qual estava movendo-se de fato, quer com intenção de criar desenho ou não. ( )Na dança clássica, o que importava eram poses, atitudes e combinação predeterminada destes elementos. O movimento que os unia era irrelevante. Tentava-se de tudo, na realidade, para esconder a ação muscular e criar a impressão de que o corpo agia movido por alguma energia externa que eliminava todo o esforço. ( )Após a Antiguidade, viu-se que a dança possuía algo de uma forma teatral; ela pouco levava em consideração, se levasse, o movimento do corpo. Os primeiros balés eram criações quase que exclusivas de desenhos de solo. Não foi até a Renascença que vimos as primeiras ocorrências de um abandono do método ou, melhor, de um enriquecimento desse método. Esta mudança de atitude ganhou solo gradualmente, talvez em um período de dois séculos, até que, finalmente, passou a ser de importância fundamental no balé do século XIX.
A sequência está correta em
A) F, V, V, F.
B) V, F, F, V.
C) F, F, F, V.
D) V, V, V, V.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 99
Vamos para o Anterior: Exercício 97
Tente Este: Exercício 21
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física