Educação artísticaHistória da arte e educação
- (Prefeitura de Fortaleza - CE 2022)
“Com mais de 300 obras, exposição "Sempre Fomos Modernos" estreia no Mauc
A exposição é formada por obras de mais de 100 artistas nacionais e internacionais de diferentes décadas. Com o objetivo de propor um olhar críticosobre a modernidade e celebrar datas importantes para a arte local e nacional, chega ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) a exposição “Sempre Fomos Modernos”. A mostra faz alusão aos 60 anos do museu (completados em 2021) e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna”.
Disponível em: https://www.opovo.com.br/vidaearte/2022/04/29/com-maisde-300-obras-exposicao-sempre-fomos-modernos-estreia-nomauc.html. A cesso em: 07. Maio. 2022.
O texto acima apresentado pelo Jornal O Povo no Caderno Vida e Arte mostra-nos a abertura de uma exposição comemorativa com a temática do Modernismo. Sobre esse tema, podemos afirmar que:
A) o movimento modernista brasileiro foi fortemente influenciado pelas vanguardas europeias do início do século XX provocando grande renovação estética nas mais diversas linguagens artísticas.
B) artistas e intelectuais paulistas organizaram a Semana de Arte Moderna. A partir de então, o movimento modernista brasileiro buscava representar a arte e a cultura brasileira e não apenas reproduzir a cultura europeia.
C) o Modernismo brasileiro foi inicialmente articulado por artistas que realizaram a Semana de Arte Moderna de 1922. A inspiração para obras advinha da cultura do interior do país, buscando valorizar os valores nacionais.
D) o Modernismo brasileiro rompeu esteticamente com correntes artísticas ligadas à cultura tradicional, aproximando-se dos movimentos de vanguarda europeia, por essa razão criou um estilo com características próprias de fazer e de apreciar arte.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 79
Vamos para o Anterior: Exercício 77
Tente Este: Exercício 39
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação artística