Artes visuaisArtes corporais
- (Prefeitura de Fortaleza - CE 2022)
“Os conhecimentos, processos e técnicas produzidos e acumulados ao longo do tempo em Artes visuais, Dança, Música e Teatro contribuem para a contextualização dos saberes e das práticas artísticas”.
Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 193
As proposições de Rudolf Laban que se fundamentam na conscientização corporal pautam e caracterizam o ensino da linguagem artística da Dança. A BNCC, ao citar a Dança, amplia as possibilidades de práticas e experiências a serem desenvolvidas na escola.
Diante disso, sobre a Dança no contexto escolar, podemos afirmar.
A) O professor de Dança, ao aplicar os pressupostos de Laban nas práticas escolares, especificamente no componente espaço, considera os elementos de planos, níveis, relacionamentos e articulações, objetivando uma consciência corporal e social.
B) A prática da Dança no ambiente escolar possibilita a autoconscientização corporal através do movimento e ação, componentes estruturais presentes na teoria de Laban capazes de desenvolver a percepção e expressividade estética.
C) O ensino de Dança segue um modelo metodológico baseado na valorização do processo coreográfico, da improvisação e da aplicação de técnicas, auxiliando na aprendizagem e na construção de múltiplos saberes estéticos.
D) O ensino da Dança no ambiente escolar proporciona a vivência de diversas experiências expressivas, estabelecendo relações individuais, com os outros, com o tempo e o espaço, contribuindo para a percepção e formação de novos saberes.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 19
Vamos para o Anterior: Exercício 17
Tente Este: Exercício 13
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes visuais