Artes visuaisDiversos
- (Prefeitura de Fortaleza - CE 2022)
“A estética do cotidiano subentende, além dos objetos ou atividades presentes na vida comum, considerados como possuindo valor estético por aquela cultura, também e principalmente a subjetividade dos sujeitos que a compõe e cuja estética se organiza a partir de vida e de transformação.” (p. 20)
“Trabalhar com a estética do cotidiano no ensino das
artes visuais supõe ampliar o conceito da arte, de um sentido
mais restrito e excludente, para um sentido mais amplo, de
experiência estética. Somente dessa forma é possível combater
os conceitos de arte oriundos da visão das artes visuais como
‘belas-artes’, ‘arte erudita’ ou ‘arte maior’, em contraposição à
ideia de ‘artes menores’ ou ‘artes populares’.” (p. 24)
Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das
artes visuais (2009) – Ivone Richter
A autora, Richter, reflete sobre a área de Arte Visuais vinculada à estética do cotidiano como forma de impulsionar uma educação multicultural. Sobre essa temática considere as afirmativas.
I- O desenvolvimento de atividades que favoreçam a integração entre diferentes linguagens artísticas realizadas no ambiente escolar pelos professores de Arte possibilita uma educação multicultural.
II- O reconhecimento do valor estético de objetos e de manifestações culturais diferentes faz parte de uma apreciação da estética do cotidiano.
III- O ensino de Arte fundamenta-se na premissa de ampliar o conhecimento artístico dos alunos, possibilitando a apreciação estética de diferentes culturas para valorizar o seu contexto social.
IV- Ao ensinar Arte, o professor deverá adotar a perspectiva de uma educação multicultural promovendo experiências com os elementos da cultura popular.
V- O fazer artístico nas diferentes linguagens permite a experimentação estética, valorizando não apenas o produto, mas todo o processo de apreciação, execução e contextualização sociocultural propiciando, portanto, uma educação multicultural.
Assinale a alternativa que aponta as afirmativas verdadeiras.
A) I, II e V.
B) I, III e V.
C) II, III e IV.
D) III, IV e V.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 91
Vamos para o Anterior: Exercício 89
Tente Este: Exercício 35
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes visuais