Procura

PortuguêsTermos integrantes da oração: objeto direto objeto indireto complemento nominal agente da passiva


EXERCÍCIOS - Exercício 18

  • (Quadrix 2016)

Tudo é Química

Se pensarmos bem, a Química está em quase tudo o que vemos no nosso cotidiano. Diariamente – ou quase diariamente – todos nós usamos produtos de limpeza, cosméticos, cozinhamos. Fazer um bolo é química pura. O fermento, seu modo de funcionamento na hora de fazer crescer a massa, os processos que levam uma mistura de ingredientes secos e molhados a se transformar em um alimento macio, sem gosto de farinha e (se tudo der certo) de sabor agradável, que em nada lembra o gosto da farinha crua.

Mas não é assim que pensamos a Química. Assim como as demais ciências exatas, ela nos é apresentada como algo distante, difícil, um obstáculo a ser vencido, um problema a ser resolvido com paciência e perseverança. Isso só traz prejuízos: o aluno se sente obrigado a 1 aprender, o professor se sente desestimulado a 2 ensinar e, por fim, o jovem termina o Ensino Médio com a certeza de que as ciências exatas, dentre elas a 3 Química, são apenas disciplinas que exigem o treino mecânico, a 4 repetição e o cálculo.

As ciências exatas, então, são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas a representação de átomos, equações e fórmulas escritos em um papel. Quando, na verdade, as ciências exatas são muito, muito mais do que isso. Física, Química e Matemática são maneiras de explicar o mundo. E não há nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isso. Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto.

Beatriz Duarte de Alcântara


“Assim como as demais ciências exatas, ela nos é apresentada como algo distante, difícil, um obstáculo a ser vencido, um problema a ser resolvido com paciência e perseverança .”

Sobre o termo destacado, pode-se concluir corretamente que:




A) é termo integrante da oração, já que não pode ser retirado sem prejuízo para o sentido; funciona como complemento do verbo.

B) é termo integrante da oração, já que foi utilizado apenas para acrescentar informações supérfluas; funciona como agente da passiva.

C) é termo acessório da oração e adiciona circunstância de modo; classifica-se como adjunto adverbial.

D) é termo essencial da oração, já que, no caso de voz passiva, atua como sujeito paciente posposto.

E) é termo acessório da oração, já que apenas adiciona circunstância de causa; funciona como predicado nominal.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 19

Vamos para o Anterior: Exercício 17

Tente Este: Exercício 89

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=9.00ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.69ms))((ts_substr_c=1.54ms))((ts_substr_im=0.97ms))
((total= 12ms))