Procura

Segurança e saúde no trabalhoNormas brasileiras e estrangeiras aplicáveis à saúde e segurança


EXERCÍCIOS - Exercício 25

  • (VUNESP 2022)

A respeito da caracterização da exposição ocupacional aos agentes químicos presentes no ambiente de trabalho, é correto afirmar que


A) alguns gases, quando presentes em altas concentrações no ar, agem basicamente como um asfixiante simples, sem nenhum outro efeito fisiológico significativo e, nesses casos, não se recomenda definir um limite de exposição uma vez que o fator limitante é o oxigênio disponível.

B) ao avaliar ambientes com presença de misturas complexas, como gasolina, querosene, produtos da queima do diesel e gerados por termodecomposição de polímeros, o uso da fórmula aditiva deve ser ponderado pela pressão parcial no ambiente dos principais agentes.

C) o ácido clorídrico, o ácido sulfúrico, a amônia e a soda cáustica pertencem ao grupo de irritantes primários que, por sua fraca solubilidade na água, têm sua ação localizada nas vias aéreas superiores.

D) o termo aerodispersóides inclui as poeiras (partículas sólidas, obtidas por ruptura mecânica de sólidos); fumos (partículas sólidas produzidas por condensação de substâncias que são sólidas à temperatura normal); névoas (partículas líquidas produzidas por condensação de vapores de substâncias que são líquidas à temperatura normal).

E) a exposição ao líquido ou vapor de álcool metílico ou metanol pode produzir irritação primária na pele, sendo a exposição crônica capaz de provocar euforia inicial seguida de sintomas depressivos do sistema nervoso central, incluindo sonolência, fadiga e prostração.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 26

Vamos para o Anterior: Exercício 24

Tente Este: Exercício 11

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.47ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.52ms))((ts_substr_c=0.97ms))((ts_substr_im=1.05ms))
((total= 8ms))