Procura

Segurança e saúde no trabalhoNbr 11228 - ergonomia - movimentação manual


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (VUNESP 2022)

A análise do processo de trabalho é etapa obrigatória do processo de melhoria das condições de trabalho empreendido pelos profissionais ergonomistas, que buscam apreender como o trabalho se organiza antes de propor possíveis melhoramentos. Nesse contexto, é correto afirmar que


A) a compreensão da interface entre a organização do trabalho e as possibilidades psicofisiológicas e antropométricas dos trabalhadores é proporcionada de forma única pelas ferramentas metodológicas das ciências cognitivas.

B) a dimensão social que o trabalhador tem sobre a tarefa que realiza, assim como sua disposição psíquica em enfrentar os desafios cotidianos a ela relacionados, é condicionada pela sua inserção na gestão da organização do trabalho.

C) as pesquisas mais recentes constataram que, para tarefas monótonas ou repetitivas, que podem prescindir, em sua execução, de comunicação com supervisores ou colegas de trabalho por longos períodos, o trabalho arranjado em turnos pouco influencia a saúde dos trabalhadores.

D) a descrição correta das normas de produção é muito importante para se entender as dificuldades do trabalhador, pois, quase sempre, a sua explicitação permite evidenciar as normas contraditórias da tarefa que podem se contrapor às exigências da segurança no trabalho.

E) o interesse do contratante da intervenção do ergonomista envolve a melhoria do trabalho como um todo e os ganhos de produtividade podem ser obtidos por um estudo de tempos e métodos, mediante a eliminação de vazios na utilização do tempo, observados entre tarefas ou subtarefas atribuídas aos operadores.


VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=7.56ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.97ms))((ts_substr_c=0.90ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 10ms))