Segurança e saúde no trabalhoDoenças do trabalho e doenças profissionais (dort)
- (UFSCAR 2022)
Considerando potenciais agravos à saúde com manifestações osteomusculares, assinale a alternativa correta.
A) Uma trabalhadora que faz parte do grupo de quatro pessoas que fazem o pré-preparo da sobremesa e do suco, além de servir o prato principal no almoço, com cerca de 3.000 refeições por dia, teve diagnóstico de Síndrome do Túnel do Carpo. Para esta trabalhadora deve ser recomendada a readaptação funcional.
B) Uma medida eficaz para a prevenção de problemas de coluna é a adoção de técnicas de seleção de pessoas fisicamente mais aptas, em particular, sem lesões em coluna ou condições em coluna vertebral com potencial de desencadear dor e/ou lesões, como desvios ou herniações do disco intervertebral.
C) Um trabalhador do setor de almoxarifado, com história prévia de hérnia de disco lombar, passou a apresentar lombalgia com agravamento progressivo. Como já apresentava esta alteração em coluna antes do atual trabalho, a lombalgia não pode ser caracterizada como doença relacionada ao trabalho.
D) Por serem doenças que surgem independentemente da relação com o trabalho, muitas tendinites como as epicondilites não podem ser caracterizadas como doenças relacionadas ao trabalho.
E) O exame de tomografia computadorizada ou ressonância magnética é essencial na investigação complementar do diagnóstico de lombalgias, sendo raros os achados falso-positivos para estes exames.
VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho