PsicologiaPolíticas públicas
- (INSTITUTO AOCP 2016)
A doença mental sempre foi estigmatizada e seu tratamento sinônimo de segregação. No Brasil, essa realidade começou a ser discutida no final da década de 70, momento no qual movimentos sociais e políticos impulsionaram o processo de desinstitucionalização psiquiátrica. Assinale a alternativa correta no que diz respeito à Reforma Psiquiátrica Brasileira.
A) O movimento da reforma psiquiátrica teve início no Brasil e logo se propagou por países da Europa, onde a repercussão mais forte foi na Itália, tendo Franco Baságlia como grande representante.
B) A Política de Saúde Mental no Brasil promove o aumento de leitos psiquiátricos de longa permanência, visando a um tratamento mais intensivo ao portador da doença mental.
C) O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) surgiu na tentativa de auxiliar os hospitais psiquiátricos, pois conta com equipes multidisciplinares.
D) A lei da reforma psiquiátrica brasileira (Lei 10.216) pode ser também denominada Lei Paulo Delgado, completando uma década no ano de 2011.
E) A normatização e a adaptação são os preceitos básicos da atuação do psicólogo na Saúde Mental.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3
Vamos para o Anterior: Exercício 1
Tente Este: Exercício 6
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia