Procura

QuímicaPropriedades coligativas: tonoscopia ebulioscopia crioscopia e pressão osmótica.


EXERCÍCIOS - Exercício 24

  • (FGV 2022)

A Resolução CONAMA 430/2011, que alterou e completou a Resolução CONAMA 357/2005, estabelece que os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente no corpo receptor desde que obedeçam a remoção mínima de 60% de sua DBO. A DBO corresponde à quantidade de oxigênio dissolvido em um litro de água (mgO 2 /L) que será consumida por microrganismos na degradação biológica de matéria orgânica. A presença de oxigênio dissolvido na água é de extrema importância na manutenção dos organismos aeróbios como os peixes.

Apesar de o gás O 2 corresponder a quase 21% do volume da nossa atmosfera, sua concentração na água é pequena, estando na faixa das partes por milhão (ppm).

Lembre que o oxigênio se dissolve na água de acordo com o que estabelece a Lei de Henry

C X(aq) = K H × P X

em que C X(aq) é a concentração do gás X na água em mol/L, K H é uma constante dada em ( mol / L.atm) e P X é a pressão parcial do gás X na interface com a água, dada em atm.

Leve em consideração que a relação entre a pressão do gás e a pressão total da mistura gasosa sempre será igual à fração em quantidade de matéria do gás em questão (Lei de Dalton).

Assim, a concentração em ppm de O 2 dissolvido na água na temperatura de 20ºC e pressão de 1 atm, levando em consideração que a K H para o O 2 dissolvido é de 1,3x10 -3 mol /L.atm e a massa molecular para o O 2 é de 32 g/mol, é igual a




A) 10,8 ppm.

B) 8,7 ppm.

C) 15,1 ppm.

D) 7,5 ppm.

E) 4,8 ppm.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 25

Vamos para o Anterior: Exercício 23

Tente Este: Exercício 12

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Química






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+