Procura

JornalismoEditorial


EXERCÍCIOS - Exercício 16

  • (FEPESE 2022)

Analise o texto abaixo:

GUERRA NA AMÉRICA

Folha de S. Paulo, 12/09/2001

É cedo para avaliar a exata dimensão dos devastadores atentados de ontem nos Estados Unidos ou para antecipar a magnitude de uma possível retaliação norte-americana contra seus ainda desconhecidos autores, mas não há dúvida de que se trata de um evento histórico, cujas repercussões se farão sentir ao longo dos próximos anos.

Por enquanto, tudo são espec ulações, hipóteses mais ou menos críveis em torno de um episódio em si mesmo inacreditável. A única certeza é a de que este terá sido o maior atentado terrorista da história.

As desconfianças recaem sobre grupos extremistas islâmicos. É bastante verossímil que o arquiterrorista Osama bin Laden, milionário saudita que se beneficia de acobertamento por parte do atual governo do Afeganistão, esteja por trás de um ataque dessa envergadura. É um dos poucos com recursos e arrojo para tanto. (…)

Até então os Estados Unidos se julgavam território imune à ameaça terrorista. Os grupos extremistas preferiam atuar mais perto de suas bases, no Oriente Médio e na Europa. O colapso do comunismo e o fim da Guerra Fria, porém, fizeram dos Estados Unidos a única superpotência. Converteram aquele país na imagem do “status quo” e, portanto, no responsável, real ou simbólico, por tudo o que há de errado no mundo. (…)

É evidente que a ação lança o mundo num período de incertezas. Teme-se que um governante como George W. Bush -tido por despreparado para o posto e cuja ascensão ao poder foi maculada por vícios de origem eleitoral e se assenta sobre interesses de grandes corporações privadas- utilize o episódio para deflagrar uma igualmente irracional caça às bruxas, capaz de desviar atenções, mobilizar o sempre disponível chauvinismo norte-americano e galvanizar os apoios que lhe faltam.

Os atentados constituem uma declaração de guerra, mas não há exatamente um Estado inimigo contra o qual a Casa Branca possa desferir um contra-ataque. A ação criminosa tornou subitamente inócua a ideia, ressuscitada pelo governo Bush, de construir um escudo protetor contra armas nucleares formado por satélites. O suposto aspecto étnico do episódio tende ainda a fomentar atos de racismo por toda parte.

Tudo indica que o mundo mudou - e para pior.

De acordo com os gêneros textuais do jornalismo, assinale a alternativa correta .




A) O texto é editorial, por apresentar a posição institucional do veículo de comunicação. Trata-se, nesta medida, de texto opinativo, como se vê em passagens como “É evidente que a ação lança…”

B) O texto é opinativo, portanto trata-se de coluna fixa, caracterizado por posição do autor do texto sobre assuntos atemporais, portanto sem contato com o factual.

C) O texto é exemplo de crônica – texto opinativo sobre assuntos subjetivos, ou seja, do interesse do autor.

D) O texto se configura como artigo, caracteristicamente opinativo, que disserta sobre assunto do momento, com posição do autor, claramente identificado no texto.

E) O texto em questão é notícia, porque tem por característica a factualidade. Isso se mostra claro no primeiro parágrafo do texto.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 17

Vamos para o Anterior: Exercício 15

Tente Este: Exercício 12

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Jornalismo






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.10ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.76ms))((ts_substr_c=0.79ms))((ts_substr_im=0.91ms))
((total= 9ms))