Legislação de trânsitoCódigo de trânsito brasileiro - disposições finais e transitórias
- (FCC 2022)
Os veículos destinados ao socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando de serviço de urgência, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública, observadas as seguintes disposições. De acordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro, em especial ao trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação, na hipótese de avistarem e ouvirem um veículo destinado ao socorro de incêndio com sinais sonoros e de iluminação acionados todos os condutores e os pedestres deverão, respectivamente:
A) atravessar rápido, se possível antes da passagem do veículo. Devem acelerar, ainda que acima da velocidade da via, se necessário, para assegurar que o veículo de emergência passe mais rapidamente, seguindo, sempre na faixa da esquerda.
B) deixar livre a passagem pela faixa da direita, indo para a esquerda e seguir com o veículo lentamente, se necessário. Aguardar no passeio e somente atravessar quando o veículo já tiver passado pelo local.
C) acelerar, ainda que acima da velocidade da via, se necessário, para assegurar que o veículo de emergência passe mais rapidamente, seguindo, sempre na faixa da esquerda. Aguardar no passeio e somente atravessar quando o veículo já tiver passado pelo local.
D) deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita e parando, se necessário. Aguardar no passeio e somente atravessar quando o veículo já tiver passado pelo local.
E) atravessar rápido, se possível antes da passagem do veículo. Deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita e parando, se necessário.
Vamos para o Anterior: Exercício 2
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Legislação de trânsito