Procura

PortuguêsFunções da linguagem: emotiva apelativa referencial metalinguística fática e poética.


EXERCÍCIOS - Exercício 247

  • (FCM 2022)

Em determinados textos, a linguagem fala da linguagem, voltando-se para si mesma, como se observa no trecho a seguir.
“Gosto em especial da palavra ronha – e de praticá-la. A palavra parece outra coisa, e de fato já foi: uma espécie de sarna, e, também, uma doença de plantas. Ninguém mais usa nesse sentido. A expressão 'ficar na ronha' se refere à prática de abrir os olhos, mas permanecer na cama. Não imaginam minha excitação ao descobrir que existe uma palavra pro meu esporte preferido”.
O caráter metalinguístico nessa passagem transcrita do texto se justifica, especialmente, pelo(a)


A) tentativa de realçar um vocábulo português considerado de sua preferência e que caiu no esquecimento dos brasileiros.

B) valorização da palavra “ronha” como patrimônio linguístico responsável por legitimar a identidade portuguesa no país.

C) tematização acerca do efeito de estranhamento que a unidade lexical “ronha” causa por seus aspectos fonéticos e gráficos.

D) destaque dado à criação de uma palavra nova, necessária em um texto em prosa, por isso o emprego do neologismo “ronha”.

E) propósito essencial de usar a própria língua portuguesa e seus elementos constitutivos para explicar os sentidos do termo luso “ronha”.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 248

Vamos para o Anterior: Exercício 246

Tente Este: Exercício 56

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.28ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.05ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 5ms))