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PortuguêsColocação pronominal (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 81

  • (VUNESP 2022)

Leia o texto, para responder à questão.

Nas últimas semanas, o cenário no TikTok mudou. Entre dancinhas, piadas, dicas de moda e receitas improváveis, estão tiros, tanques e bombas. Com forte apelo visual, aura de consumo instantâneo e algoritmo de recomendações afiado, o app chinês de vídeos curtos virou uma das mais importantes fontes de imagens da guerra na Ucrânia. Em uma batalha travada também no meio digital, a plataforma passou a moldar e a influenciar o conflito de maneira tão veloz quanto zapear pelo aplicativo.

Em 24 de fevereiro, quando o país foi invadido, perfis de cidadãos nativos transmitiram ao vivo o ataque. Fileiras de tanques, colunas de fumaça e explosões se infiltraram na plataforma – e as visualizações pularam para os milhões com o crescimento da apreensão global. Inevitavelmente, as imagens se espalharam por outras redes sociais, com ângulos exclusivos que nenhum veículo de mídia do mundo pode oferecer.

Com a ascensão do TikTok, os recursos como texto e fotos perdem o protagonismo para os vídeos curtos feitos rapidamente com o celular. O poder da imagem durante uma guerra sempre foi decisivo para a mobilização popular: de corpos de soldados americanos no Vietnã a até as explosões captadas pela CNN na Guerra do Golfo.

No TikTok, a comoção acontece também porque os vídeos revelam a rotina de cidadãos tentando viver em meio ao conflito. É uma janela para lembrar que, por trás da decisão de líderes políticos, existem pessoas normais – a identificação entre quem vê os vídeos e quem produz os vídeos é imediata.

(Bruna Arimathea, Bruno Romani, Guilherme Guerra, TikTok molda a narrativa da guerra na Ucrânia. O Estado de S.Paulo, 06-03-22. Adaptado)

Para responder a esta questão, considere os trechos destacados nas seguintes passagens.

... o app chinês de vídeos curtos virou uma das mais importantes fontes de imagens da guerra na Ucrânia.

as visualizações pularam para os milhões com o crescimento da apreensão global.

a identificação entre quem vê os vídeos e quem produz os vídeos é imediata.


A alternativa que apresenta, nos colchetes, substituição do trecho destacado empregando os pronomes de acordo com a norma-padrão é:


A) ... a plataforma passou a moldar e a influenciar o conflito ... [influenciar-lhe]

B) ...os vídeos revelam a rotina de cidadãos ... [lhe revelam]

C) ... perfis de cidadãos ucranianos transmitiram ao vivo o ataque ... [transmitiram-no ao vivo]

D) ... os recursos como texto e fotos perdem o protagonismo para os vídeos curtos... [perdem-o]

E) ... a identificação entre quem vê os vídeos e quem produz os vídeos é imediata. [produz eles]


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