PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (26)
- (VUNESP 2022)
Leia o texto para responder a questão.
Adultos incapazes de se orientar
Professores de uma escola de elite me contaram algo espantoso. Perguntaram aos alunos o que aconteceria se caminhassem sempre em frente, pela calçada diante da escola, sem
atravessar a rua. Pouquíssimos deles sabiam que voltariam à
frente do colégio. Como sempre se deslocavam pela cidade de
carro, não sabiam que a calçada de um quarteirão forma um
quadrado, e que, se você segui-la, volta ao mesmo lugar.
O ser humano nasce com enorme capacidade de se
orientar no ambiente em que vive. Prova disso é que indígenas, em florestas tropicais densas, são capazes de caminhar
dias de uma aldeia a outra sem se perder. Mas isso depende
de treino e prática, como mostra claramente o exemplo dos
alunos dessa escola.
A novidade é que os cientistas conseguiram demonstrar
que adultos têm diferentes capacidades de orientação dependendo de onde passaram a infância. Qual seria a capacidade de alguém que cresceu no campo? E como ela se
compara com a de quem cresceu em cidades organizadas ou
em cidades que parecem um labirinto?
Para conseguir medir objetivamente a capacidade de
orientação de milhares de adultos que cresceram em diferentes ambientes, os cientistas usaram o jogo de computador Sea Hero Quest (SHQ), desenvolvido para pacientes com
Alzheimer. O jogador tem de se orientar em um labirinto de
canais ou ruas para sair de um ponto e chegar a outro. Em
cada nível, o desafio fica mais complexo, e já foi demonstrado que o sucesso nesse jogo mede muito bem a capacidade
de orientação de pessoas saudáveis no mundo real.
Os cientistas usaram dados de 3,9 milhões de jogadores
de SHQ e pediram para eles preencherem um questionário
sobre onde passaram a infância. Analisaram-se os mapas
das cidades em que os 397.162 exitosos no desafio haviam
crescido. Constatou-se que o sucesso no jogo é maior quanto
maior é a complexidade do ambiente onde a pessoa cresceu.
Quem teve poucos desafios na infância tem menos vantagens no jogo e menor capacidade de se orientar. É uma
lição importante: nas cidades de baixa complexidade, privamos crianças de desenvolverem a capacidade de orientação.
Mas tudo bem, existe o Waze para sanar essa deficiência
educacional...
(Fernando Reinach. https://ciencia.estadao.com.br.
Publicado em 26.08.2022. Adaptado)
Com base no conteúdo do texto, é correto concluir que
A) os alunos que obtiveram resultado positivo na tarefa de localização se justificaram aos professores alegando que sempre circulavam apenas de carro pela cidade.
B) os pesquisadores, ao analisarem os mapas e os questionários, constataram que os vencedores haviam crescido em cidades complexas, mas urbanisticamente organizadas.
C) o jogo Sea Hero Quest foi escolhido como ferramenta de avaliação pelos cientistas, pois reduziu limitações de pacientes que sofrem de várias doenças como Alzheimer.
D) as cidades cuja estrutura se assemelha a labirintos contribuem para que os habitantes desenvolvam uma capacidade de orientação mais aguçada.
E) a autor defende que os educadores devam priorizar outros conteúdos, já que o Waze possibilita aos usuários o aprimoramento efetivo do senso de orientação.
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