Procura

PortuguêsRegência (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 295

  • (FCC 2022)

Atenção : Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Romantismo e consumismo
O romantismo nos diz que para aproveitar ao máximo nosso potencial humano devemos ter tantas experiências diferentes quanto possível. Devemos nos abrir a um amplo leque de emoções; experimentar vários tipos de relacionamento; provar culinárias diferentes; aprender a apreciar diferentes estilos de música. Uma das melhores maneiras de fazer tudo isso é escapar da nossa rotina diária, deixar para trás nosso cenário familiar e viajar para terras distantes, onde podemos “vivenciar” a cultura, os aromas, os sabores e as normas de outros povos. Ouvimos repetidas vezes os mitos românticos sobre “como uma nova experiência abriu meus olhos e mudou minha vida”.
O consumismo nos diz que para sermos felizes precisamos consumir tantos produtos e serviços quanto possível. Se sentimos que algo está faltando ou fora de lugar, provavelmente precisamos comprar um produto (um carro, roupas novas, comida orgânica) ou um serviço (limpeza doméstica, terapia de casais, aulas de yoga). Todo comercial de televisão é mais uma pequena lenda sobre a certeza de que consumir algum produto ou serviço tornará a vida melhor.
O romantismo, que encoraja a variedade, casa perfeitamente com o consumismo. Esse casamento deu à luz o infinito “mercado de experiências” sobre o qual se ergueu a indústria de turismo moderna. A indústria de turismo não vende passagens aéreas e quartos de hotel; vende experiências. Paris não é uma cidade, nem a Índia é um país – são ambos experiências cuja realização supostamente expande nossos horizontes, satisfaz nosso potencial humano e nos torna mais felizes.
(Adaptado de HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade . Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 123-124)

É inteiramente adequado o emprego do elemento sublinhado na frase:


A) Não parece ter mesmo limites o consumismo desenfreado à que tantos se entregam.

B) Existem mercadorias às quais se dedica um culto similar ao das experiências religiosas.

C) Os mitos românticos se agregaram nos mitos do consumo como se fossem inseparáveis.

D) A felicidade trazida pelo mercado é um mito onde muita gente teima em cultuar.

E) Muitos turistas vivem em Paris os sentimentos em que as agências já padronizaram.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 296

Vamos para o Anterior: Exercício 294

Tente Este: Exercício 233

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.20ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=0.71ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 5ms))