Procura

HistóriaAmérica latina na segunda metade do século xx: revoluções transformações e permanências


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (FCC 2016)

Os anos 1960 e 1970 ficaram marcado por ditaduras militares apoiadas pelos EUA, que se instalaram por todo continente latino-americano. Em reação a esses regimes, eclodiram movimentos guerrilheiros inspirados no modelo cubano e/ou maoísta. Mesmo com a derrota e o massacre da maioria das guerrilhas, essas lutas


A) apoiadas pelas elites socialistas, pela organização da classe operária e pelos intelectuais de esquerda, foram responsáveis pela garantia dos direitos civis e políticos aos insurgentes pelo reconhecimento de cidadania aos participantes das guerrilhas.

B) marcadas por um nacionalismo exacerbado e ressentidas pela pobreza dos trabalhadores e pelas desigualdades sociais, estimularam o fortalecimento do poder autoritário dos governos militares e a instalação de um forte esquema de repressão na região.

C) contrárias à manutenção das desigualdades sociais, à atuação liberalizante do Estado e á política econômica estatizante, colocaram em xeque a estrutura do sistema capitalista no continente e os ideais dos movimentos revolucionários socialistas.

D) alicerçadas nos embates ideológicos entre capitalismo e socialismo, entre esquerda e direita, dividiram os campos de ação política e de ação ideológica, que buscavam explicitar problemas econômicos e sociais gerados pelo política desenvolvimentista do Estado.

E) aliadas ao descontentamento geral, crescimento da dívida externa e fortalecimento das oposições democráticas, contribuíram para enfraquecer as ditaduras militares e catalisar o retorno à democracia em quase toda a América Latina.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.57ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.48ms))((ts_substr_c=0.64ms))((ts_substr_im=0.94ms))
((total= 7ms))