Ciências navaisDiversos
- (CESGRANRIO 2016)
Um bom planejamento de uma travessia deve proporcionar ao Oficial de Quarto os recursos necessários para que ele possa conduzir a navegação segura do navio de berço a berço entre o porto de saída e o de chegada. Representa um aspecto INCORRETOa ser observado na elaboração desse planejamento:
A) Áreas a serem evitadas ( no-go áreas) devem ser marcadas e destacadas nas cartas náuticas, a fim de serem facilmente identificadas como áreas em que o navio não pode navegar.
B) Na navegação em águas oceânicas, o planejamento da travessia deve ser elaborado, primeiramente, em cartas de grande escala, sendo irrelevantes as informações sobre as correntes oceânicas, ventos e limite da presença de iceberg .
C) Na navegação em águas restritas, em cartas de grande escala que abrangem pequenas áreas, as margens de segurança requerem que o rumo comece a ser alterado antes do próximo WP ( Way Point ) ser alcançado.
D) Na navegação em águas restritas, os pontos para mudança de rumo devem ser previamente definidos nas cartas náuticas, levando em consideração os dados táticos do navio, intensidade e direção de vento e corrente reinantes.
E) Na navegação em águas restritas, o ponto de não retorno ( abortion point ), posição a partir da qual não há outra opção de manobra por meios próprios a não ser seguir em frente, deve ser previamente definido nas cartas náuticas.
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