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PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (23)


EXERCÍCIOS - Exercício 266

  • (CEFET-MG 2021)

A questão refere-se ao texto abaixo.
Mais de 12 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, segundo o IBGE. A construção de um ambiente educacional para todos é um compromisso que o Brasil assumiu há décadas, embora ainda existam os que os inferiorizam negando-lhes um futuro.
Se há os que acreditam que algumas pessoas, por conta de suas características, não são capazes de acessar a educação básica e, muito menos, o ensino superior, é porque ainda persiste um entendimento de mundo que inferioriza sujeitos pela deficiência ou outros atributos. Com essa compreensão limitada, passam a achar que a sociedade pode ser dividida entre os que podem ou não aprender; os que merecem ou não a nossa aposta.
Vale lembrar que as conquistas legais no campo dos direitos das pessoas com deficiência apoiaram a progressão desses jovens no ensino superior. Porém, os números estão aquém do total de pessoas com deficiência e na proporção com os demais estudantes, indicativo de que muitos ainda enfrentam baixas expectativas sobre suas trajetórias de vida e escolar. Felizmente, a maior parte dos brasileiros reconhece que não há caminho fora da inclusão: 86% acreditam que as escolas se tornam melhores ao incluir crianças com deficiência, mostra pesquisa do Datafolha de 2019 encomendada pelo Instituto Alana.
Fonte: Disponível em: https://brasil.elpais.com/opiniao/2021-08-25/inclusao-e-o-unico-caminho.html. Acesso em: 05 set. 2021.

Há uma avaliação explícita sobre o que se afirma em:


A) “Mais de 12 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, segundo o IBGE.”

B) “Felizmente, a maior parte dos brasileiros reconhece que não há caminho fora da inclusão.”

C) “ainda persiste um entendimento de mundo que inferioriza sujeitos pela deficiência ou outros atributos.”

D) “A construção de um ambiente educacional para todos é um compromisso que o Brasil assumiu há décadas.”

E) “as conquistas legais no campo dos direitos das pessoas com deficiência apoiaram a progressão desses jovens no ensino superior.”


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