PortuguêsFlexão verbal de tempo (presente pretérito futuro) (3)
- (UFU-MG 2021)
Alfabetizar todas as crianças na idade certa já era um desafio gigantesco e urgente para o Brasil, mas a pandemia do novo coronavírus tornou os obstáculos ainda maiores.
O cenário pré-Covid-19 já revelava uma tragédia silenciosa, uma vez que apenas 49% dos estudantes no 2º ano do ensino fundamental possuíam níveis suficientes de alfabetização em 2019, data do último levantamento realizado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) — e este percentual foi muito menor em alguns estados, onde menos de 25% dos alunos tinham os conhecimentos esperados para essa etapa de aprendizagem.
Os números já eram alarmantes e devem piorar. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido da Fundação Lemann, do Itaú Social e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sobre o processo de alfabetização durante a pandemia de estudantes matriculados nos 1º, 2º ou 3º anos do ensino fundamental. Os dados revelam uma estagnação ou até possíveis retrocessos: 51% dos estudantes ficaram no mesmo estágio de aprendizado, segundo a percepção de pais e de responsáveis entrevistados na pesquisa. A ausência de aulas presenciais e, por vezes, falta de capacidade técnica dos familiares para ensinar são alguns fatores apontados como as maiores dificuldades no processo de alfabetização durante este período de escolas fechadas. [...]
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/08/os-desafios-da-alfabetizacao-na-pandemia.shtml. Acesso em: 01 set. 2021. (Fragmento)
No texto acima, há alternância de tempos verbais no pretérito e no presente. Essa alternância ocorre para
A) indicar que houve mudança na forma de relatar o que vem ocorrendo no Brasil durante a pandemia da Covi-19.
B) validar o que é afirmado, pois o tempo presente aparece sempre acompanhado de um argumento estatístico.
C) questionar o desafio da alfabetização em época de pandemia por meio do uso de verbos no presente, instigando o leitor a tomar uma posição.
D) marcar a distinção entre o que acontecia antes da pandemia e o que ocorre no momento em que o texto foi produzido.
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