Educação físicaPolíticas públicas e educacionais em educação física
- (IF-TO 2021)
A BNCC do Ensino Médio na área de Linguagens e suas Tecnologias, coloca a corporeidade e a motricidade como atos de linguagem. Ao experimentarem práticas da Educação Física (como ginástica de condicionamento físico ou de consciência corporal, modalidades de esporte e de luta), os jovens se movimentam com diferentes intencionalidades, construídas em suas experiências pessoais e sociais com a cultura corporal de movimento. Diante disso, podemos afirmar que
A) as lutas não devem fazer parte do cotidiano do aluno do ensino médio em virtude de potencializar a violência e a disputa acirrada.
B) a maioria das pessoas enxergam as lutas como um conteúdo sem grande relevância para ser estudado, além de entenderem a luta apenas como socos, chutes e outros golpes a fim de ferir uma pessoa.
C) as lutas desenvolvem capacidades físicas importantes nos alunos, assim como as principais capacidades motoras essenciais para seu desenvolvimento saudável, como lateralidade, noção corporal, espacial e temporal, coordenação geral, flexibilidade e outros benefícios.
D) em relação ao lado afetivo e social, pode-se observar em alunos alguns aspectos importantes, como a reação a determinadas atitudes, a postura social, a socialização, a imposição do respeito e a determinação.
E) as lutas além de serem modalidades esportivas, também podem estar presentes no nosso dia a dia, como por exemplo a luta por território, a luta por um emprego, entre outros exemplos.
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