PedagogiaHenri wallon
- (Instituto Consulplan 2021)
Para aqueles que superam as resistências iniciais, a obra de Wallonadquire um apelo especial: a possibilidade de integrar a ciência psicológica e uma concepção epistemológica dialética e derivar dela uma pedagogia politicamente comprometida. ( DANTAS, H. Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y., DANTAS, H., OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial, 1992. ) Baseando-se em Wallon a respeito da criança e seu desenvolvimento, é INCORRETO afirmar que:
A) Não estuda a criança como um ser fragmentado, mas como um ser completo e constituinte do meio sociocultural em que vive.
B) A emoção, o ato motor e a inteligência são campos funcionais que, no início da vida da criança, são indiferenciados e imaturos.
C) Ressalta que o ser humano é psiquismo antes de ser organismo; por isso, a maturação orgânica é dispensável para a evolução funcional.
D) Considera a “evolução dialética da personalidade” como uma construção progressiva, onde se realiza a integração da duas principais funções: a afetividade e a inteligência.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 35
Vamos para o Anterior: Exercício 33
Tente Este: Exercício 23
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia