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PedagogiaTeorias curriculares


EXERCÍCIOS - Exercício 38

  • (CEV-URCA 2021)

No livro Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo (1999), Tomaz Tadeu da Silva, afirma que a partir das teorizações críticas de base marxista, a questão da desigualdade - tomada como fenômeno vinculado à injustiça - se estabeleceu nesse campo de discussão. A preocupação em compreender, na perspectiva de transformar, os contextos através dos quais a escola atuava de forma discriminatória em relação às classes trabalhadoras mobilizou a produção de autores das denominadas teorias críticas, como Bordieu, Passeron, Michel Apple, Paulo Freire, por exemplo, e de correntes de pensamento como a Nova Sociologia da Educação. Com as teorias críticas aprendemos que o currículo é:



A) Um espaço de poder.

B) Um espaço exclusivamente técnico.

C) Um espaço obrigatoriamente de repetição.

D) Um espaço por excelencia dos saberes clássicos.

E) Um espaço unicamente para os saberes estabelecidos pelos documentos legais.


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