Procura

FisioterapiaNeurologia na fisioterapia


EXERCÍCIOS - Exercício 265

  • (GUALIMP 2021)

A Doença de Parkinson é uma doença progressiva e crônica do sistema nervoso, envolvendo os gânglios da base e resultando em perturbações no tônus, posturas anormais e movimentos involuntários. Sobre a doença, é incorreto afirmar que:


A) Clinicamente, o paciente em geral exibe alguma combinação de três sinais clássicos: rigidez, bradicinesia e tremor. É causado pela deficiência do neurotransmissor dopamina no corpo estriado.

B) A amiotrofia crural é quase tão frequente quanto o tipo braquiomanual. Outra variante é a que compromete precocemente a musculatura torácica, abdominal e posterior da nuca. O padrão de amiotrofia das extremidades proximais ou da cintura escapular que se inicia em tenra idade, também é bem conhecido e simula distrofias musculares (doença de Wohlfart-Kugel-berg-Welander).

C) As alterações posturais compreendem o desenvolvimento de uma fixação postural anormal, tipicamente numa postura flexionada ou encurvada.

D) O padrão de marcha do paciente com parkinsonismo é altamente estereotipado e caracterizado por um empobrecimento dos movimentos. Nos membros inferiores, os movimentos de quadris, joelhos, e tornozelos estão reduzidos, com uma falta generalizada de extensão em todas as três articulações.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 266

Vamos para o Anterior: Exercício 264

Tente Este: Exercício 130

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Fisioterapia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+