FisioterapiaFisioterapia em saúde do trabalhador
- (CETREDE 2021)
No Brasil, os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) representam mais da metade das doenças ocupacionais (MIRANDA,1998), contabilizando em 2001, segundo o CESAT (Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador), 65% dos casos de diagnósticos de doenças ocupacionais. Devido a este grande destaque das DORTs entre as doenças profissionais, a atuação da Fisioterapia nas empresas cresce a cada dia, principalmente pela descoberta da importância do investimento em ações preventivas no combate aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Sobre a atuação do fisioterapeuta nessa área, é INCORRETO afirmar:
A) A atuação preventiva inclui campanhas educacionais e implantação de diversos programas de prevenção que podem trazer diversas vantagens para o empregado e para a empresa, como aumento da fadiga, diminuição do desconforto físico, do estresse emocional e da incidência de doenças ocupacionais; redução da eficiência no trabalho, aumento dos gastos da empresa e do número de acidentes, além de redução da produtividade e do lucro.
B) Através da atuação preventiva, os empregados são incentivados a novos hábitos de vida, desenvolvendo uma nova cultura saudável de consciência corporal e postural, podendo proporcionar um bem-estar físico e emocional no ambiente de trabalho.
C) As doenças ocupacionais ocorrem devido ao uso inadequado e repetido das estruturas, atrelado a uma postura inadequada e a ambiente de trabalho impróprio.
D) Alguns fatores de risco podem ser citados como trabalho muscular estático, invariabilidade da tarefa, choques e impactos, pressão mecânica, vibração, frio, fatores organizacionais, estresse emocional e exigência de produtividade.
E) Em linhas gerais, os sintomas e sinais clínicos mais comumente encontrados são sensação de desconforto e peso no membro afetado, dor, sensação de formigamento e calor, presença de nódulos na bainha muscular, perda da força muscular, edema frequente e recorrente, perda do controle de movimento, atrofia por desuso, depressão, ansiedade e angústia.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 41
Vamos para o Anterior: Exercício 39
Tente Este: Exercício 43
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia