Procura

FisioterapiaFisioterapia em pacientes queimados


EXERCÍCIOS - Exercício 6

  • (CPCON 2021)

Os indivíduos vítimas de lesões causadas por queimaduras necessitam de atendimento emergencial com cuidados e tratamento intensivo por profissionais capacitados e qualificados, que devem contribuir na identificação dos aspectos epidemiológicos e clínicos na elaboração dos protocolos institucionais que assegurem uma assistência eficaz e com qualidade. Mediante isso, é CORRETO afirmar em situações de lesão por inalação de fumaça:


A) Nas lesões de vias aéreas superiores pode haver alteração mecânica, como a redução da expansibilidade torácica, acarretando aumento dos volumes e capacidades pulmonares e aumento à predisposição a quadros infecciosos, como a pneumonia, principal fator responsável por óbitos nesses pacientes.

B) Avaliação da hipóxia tecidual deve ser guiada apenas pela cianose, pressão parcial de oxigênio (PaO2) e oximetria de pulso que podem estar normais mesmo em concentrações elevadas de carboxi-hemoglibina.

C) As alterações anatômicas evidenciadas pelo exame broncoscópico procedem as alterações na troca gasosa e, mais ainda, as alterações radiológicas.

D) Sabendo-se que o paciente grande queimado, em sua maioria, evolui com lesão pulmonar, o tratamento desses pacientes consiste basicamente em estabilidade hemodinâmica, com hidratação vigorosa, curativos, antibioticoterapia, não sendo necessário o suporte ventilatório.

E) Deve-se realizar gasometria arterial, dosagem da concentração de carboxi-hemoglobina e lactato sérico, se houver suspeita de lesão inalatória por fumaça.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 7

Vamos para o Anterior: Exercício 5

Tente Este: Exercício 5

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Fisioterapia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.48ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=0.50ms))((ts_substr_im=0.86ms))
((total= 4ms))