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FisioterapiaFisioterapia geral


EXERCÍCIOS - Exercício 122

  • (GSA CONCURSOS 2021)

Conforme Oliveira et al (2010), estudos recentes sobre a morbidade entre as regiões do Brasil, indicam que a primeira causa de internação hospitalar em crianças de zero a quatro anos são as doenças do aparelho respiratório, seguidas das doenças infecciosas e parasitárias. Sendo assim, o fisioterapeuta, profissional muito presente nesse contexto, necessita buscar uma abordagem especificamente voltada para crianças, repensando constantemente suas práticas para a promoção da saúde da criança em ambientes hospitalares (SÁ e GOMES, 2014).Sobre a fisioterapia e as disfunções pediátricas assinale a alternativa incorreta:


A) A atividade lúdica deve ser sempre, que possível, associada ao processo de reabilitação, pois o brincar faz parte da infância. Ao utilizar as atividades lúdicas vinculadas à terapia proporciona humanização, melhor relacionamento terapeuta-paciente, adesão ao tratamento e, com isso, melhora cognitiva, motora, sensorial e social ( BRUNELLO, 2001 ; AZEVEDO, 2007 ; SCHENKEL et al., 2013 ).

B) Apesar de haver pesquisas envolvendo a atividade lúdica nas diversas áreas da saúde, há necessidade de mais estudos no contexto da fisioterapia em pediatria, uma vez que grande parte dos estudos que trazem essa abordagem como tema principal esta voltada à área da psicologia, sendo a ludoterapia modalidade terapêutica da psicologia, restringindo a utilização da atividade lúdica em outras áreas da saúde ( AZEVEDO, 2007 ).

C) Em essência, o desenvolvimento de habilidades motoras nos primeiros anos de vida constitui o alicerce para permitir que a criança controle seu corpo e interaja com o meio ambiente, assim, realiza movimentos cada vez mais complexos fundamentais para as atividades diárias. Essa complexidade envolvida no controle motor é conduzida não apenas pela maturação do sistema nervoso central, mas também requer suporte do ambiente ou contexto em que a criança está inserida, bem como, das oportunidades para adquirir e aperfeiçoar tais habilidades ( FAVAZZA; SIPERSTEIN, 2016 ).

D) Sabe-se que o desenvolvimento motor típico não ocorre para todas as crianças, sendo que em algumas situações elas podem experimentar dificuldades relacionadas à estabilidade, equilíbrio postural, locomoção e manipulação de objetos ( FAVAZZA; SIPERSTEIN, 2016 ).


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