Procura

PortuguêsSignificação contextual de palavras e expressões. sinônimos e antônimos.


EXERCÍCIOS - Exercício 350

  • (IF-SC 2017)

A tecnologia e a sala de aula

Ultimamente, há muitos discursos sobre a importância de se utilizar recursos audiovisuais em sala de aula, pois os alunos estão em busca da internet, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma. Logo, as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em voga e o professor que não se adaptar ficará para trás. A consequência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada.

Contudo, devemos nos ater à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional. Portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas.

Mas o que fazer quando a escola não tem recursos tecnológicos para serem utilizados? Neste caso, o professor não pode se desanimar ou se acomodar com aulas apenas de giz e quadro, a não ser que a escola exija. Há outras maneiras de introduzir as linguagens da mídia em sala, basta o educador improvisar e ser criativo.

O professor pode pedir para que os alunos pesquisem sobre a linguagem verbal e não-verbal nos telejornais e, depois, trabalhar a questão da persuasão da linguagem; pode abordar as propagandas de jornais ou revistas virtuais, ressaltando a sua linguagem persuasiva e o uso de expressões e estruturas linguísticas comuns a esse gênero; pode desenvolver um trabalho com o uso de fotografias do passado e futuro nas aulas de História; pode usufruir dos canais de notícias da rádio para trabalhar a linguagem e montar com os alunos sua própria rádio; pode propor aos alunos que desenvolvam o jornal virtual da escola ou da sala; pode orientar uma pesquisa pela internet através de sites direcionados pelo próprio professor, dentre outras idéias.

O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do cotidiano do aluno e cobrar do pupilo interesse pelas aulas. Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas.

(Adaptação do texto de Sabrina Vilarinho, Equipe Brasil Escola - Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrateaias-ensino/a-tecnoloaia-sala-aula.htm . Acesso em 15/09/2017)


Observe a frase: “ O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do cotidiano do aluno e cobrar do pupilo interesse pelas aulas”. Indique a alternativa que apresenta a substituição possível da palavra cotidianopor um termo sinônimo.


A) A palavra cotidiano pode ser substituída pelo composto adjetivo dia a dia , escrito agora sem o hífen, conforme as regras da nova ortografia.

B) A palavra cotidiano pode ser substituída pelo composto substantivo adverbial dia-a-dia , escrito com hífen, segundo as regras da nova ortografia.

C) A palavra cotidiano pode ser substituída pela locução adverbial de tempo dia a dia , escrita agora sem o hífen, conforme as regras da nova ortografia.

D) A palavra cotidiano pode ser substituída pela palavra composta adverbial dia-a-dia , escrito com hífen, segundo as regras da nova ortografia.

E) A palavra cotidiano pode ser substituída pela locução substantiva dia a dia , escrita sem o hífen, conforme as regras da nova ortografia.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 351

Vamos para o Anterior: Exercício 349

Tente Este: Exercício 86

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.40ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.82ms))((ts_substr_c=1.02ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 8ms))