PsicologiaGestão por competências
- (CESPE / CEBRASPE 2021)
Quanto à atuação profissional na busca de melhorias na saúde mental, é correto afirmar que
A) o enfrentamento das situações de trabalho decorre da ausência de modelos de gestão por competências e de estratégias profissiográficas das categorias profissionais.
B) a teoria de manejo e gerenciamento do estresse a partir da abordagem sistêmica uniu a dimensão fisiológica e relacional do estresse bem como viabilizou a ação mais efetiva na saúde mental de trabalhadores.
C) o sintoma prevalecente de adoecimento no trabalho e que mais gera afastamentos é o conjunto de respostas e reações do indivíduo que geram alterações psicofísicas nos estressores dos campos fisiológicos, cognitivos, sociais e comportamentais.
D) entre as práticas mais efetivas de prevenção de danos à saúde mental dos trabalhadores, estão os programas de qualidade de vida e, de modo especial, as ações cotidianas de desligamento da rotina exaustivas, tal como a ginástica laboral, aulas de ioga e massagens executivas.
E) a avaliação dos riscos psicossociais no trabalho é uma das estratégias de reconhecimento de riscos e potenciais danos e pode ser feita por meio de entrevistas e questionários, sendo as dimensões mais comuns: a organização prescrita do trabalho; estilos de gestão; sofrimento patogênico no trabalho; e danos relacionados ao trabalho.
VOLTAR ao índice: Psicologia