MedicinaPediatria e neonatologia (5)
- (UNIFAL-MG 2021)
Uma criança de 4 anos chega à sala de trauma com história de ter caído da poltrona há 6 horas. Ao exame físico, encontra-se com cianose de extremidades, palidez cutânea, frequência respiratória irregular 10 a 15 irpm, tórax com boa expansibilidade, sem retrações intercostais. Pulmão: murmúrio vesicular presente, simétrico, sem ruídos adventícios. Coração: ritmo cardíaco regular em 2 tempos, sem sopros, FC 78 bpm, PA 130x50mmHg. Pulsos cheios, perfusão capilar de 2 segundos. Abdome: semigloboso, com discreto aumento da tensão, ruídos hidroaéreos presentes, fígado e baço não palpáveis. Neurológico: não responde ao chamado verbal, abertura ocular ao estímulo doloroso, extensão de membros ao estímulo doloroso central. Quais são o diagnóstico e a conduta?
A) TCE grave com escala de coma de Glasgow 7. Intubação com sequência rápida, hiperventilação e manitol.
B) TCE grave com escala de coma de Glasgow 6, com tríade de cushing. IOT, elevação da cabeceira e solução salina hipertônica.
C) TCE grave e choque neurogênico devido a maus tratos, com escala de coma de Glasgow 6. IOT, elevação da cabeceira e manitol
D) TCE grave com escala de coma de Glasgow 5. IOT com sequência rápida, elevação da cabeceira, hiperventilação, considerar solução salina hipertônica e investigar ocorrência de maus-tratos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 51
Vamos para o Anterior: Exercício 49
Tente Este: Exercício 109
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina