EnfermagemDoenças crônicas não transmissíveis
- (UNIOESTE 2021)
Os distúrbios hipertensivos específicos da gestação constituem importante causa de morbidade grave, e de mortalidade tanto materna quanto fetal. Considerando a fisiopatologia, classificação, diagnóstico, complicações e tratamento das síndromes hipertensivas da gravidez, assinale a alternativa INCORRETA:
A) De acordo com a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), pode ser considerado estado hipertensivo na gestação quando a pressão arterial sistólica é maior ou igual a 140mmhg e/ou a pressão arterial diastólica maior ou igual a 90mmhg, após a vigésima semana de gestação.
B) Segundo a RBEHG (Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão e Gravidez), pré-eclâmpsia grave é caracterizada com pressão arterial sistólica maior ou igual a 160mmhg e/ou pressão arterial maior ou igual a 110mmhg, podendo estar associada a cefaleia intensa e sintomas visuais.
C) Para o Ministério da Saúde, a síndrome de HELLP é a forma mais leve das síndromes hipertensivas relacionadas à gestação, cuja principal caraterística é a presença de proteína na urina e sintomas visuais, sendo recomendado como forma de tratamento administração de sulfato de magnésio IV.
D) A eclampsia é descrita pela FEBRASGO e pela RBEHG como uma forma grave dos distúrbios hipertensivos que afetam as gestantes, caracterizada por convulsões motoras generalizadas, cujo principal medicamento de escolha, tanto para prevenção como tratamento, é o sulfato de magnésio.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 342
Vamos para o Anterior: Exercício 340
Tente Este: Exercício 11
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem