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- (FCM 2017)
Bahia não consegue bater metas de 2015 para a educação
Publicado em 05 de abril de 2017
Se a Educação na Bahia fosse uma aluna, ela estaria reprovada. E isso não é exclusividade de uma rede ou de outra — mas de todas. Por aqui, ainda não alcançamos as metas do movimento Todos Pela Educação (TPE), fundado em 2006, para garantir educação de qualidade no país a todas as crianças e jovens até 2022.
No relatório bienal divulgado hoje, o estado fica aquém dos resultados desejados nas duas metas avaliadas — a Meta 1, que prevê que toda criança e jovem de 4 a 17 anos esteja na escola; e a Meta 4, que define que todo jovem de 19 anos deve ter concluído o Ensino Médio. A metodologia analisa os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2015. A Bahia está abaixo da média brasileira em todos os indicadores, mas a situação do país é também crítica: o Brasil não atingiu nenhuma meta.
(Disponível em: <http://www.correio24horas.com.br/detalhe/bahia/noticia/bahia-naoconsegue-bater-metas-de-2015-para-a-educacao/?cHash=bf1fd6846d6b296212193e-f947070baa>. Acesso em: 17 abr. 2017. Adaptado).
A característica determinante para enquadrar esse texto no gênero textual “notícia” é o fato de ele
A) incluir teor sensacionalista para estimular a adesão do leitor às ideias veiculadas.
B) apresentar marcas de subjetividade na oração que introduz o primeiro parágrafo.
C) relatar uma informação de grande relevância para a sociedade e para o público leitor.
D) mencionar um importante meio de mapeamento demográfico e socioeconômico.
E) associar conjunturas educacionais de âmbito estadual e nacional na oração final do último parágrafo.
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