Procura

PortuguêsCoesão e coerência (6)


EXERCÍCIOS - Exercício 364

  • (Instituto Consulplan 2021)

O excerto do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, contextualiza a questão. Leia-o atentamente.
“... Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.
– Desta vez, disse ele, vais para a Europa; vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra; quero-te homem sério e não para arruador e gatuno. E como eu fizesse um gesto de espanto: – Gatuno, sim senhor; não é outra coisa um filho que me faz isto...
(ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Edições de Ouro.)

Considerando as relações lógico-semânticas estabelecidas no discurso, pode-se afirmar que:


A) O termo “logo” estabelece um ponto de partida para a ação pensada e repensada anteriormente, mas não colocada em prática.

B) As duas ocorrências do emprego do termo “para” indicam sentidos diversos, quais sejam: desejo e finalidade, respectivamente.

C) A expressão “desta vez” equivale, no trecho, ao termo temporal “quando” preservando-se o significado temporal aplicado originalmente.

D) Há, no excerto, representação temporal que ocorre de forma a interromper a expectativa do leitor, estabelecendo associações entre elementos de campos semânticos distintos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 365

Vamos para o Anterior: Exercício 363

Tente Este: Exercício 195

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.19ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.61ms))((ts_substr_c=1.18ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 9ms))