Procura

PortuguêsSílaba: monossílabos dissílabos trissílabos polissílabos


EXERCÍCIOS - Exercício 163

  • (AMEOSC 2021)

TEXTO 01

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

DIANTE DO MAR

(1º§) Costumo me esconder de mim diante do mar, especialmente quando vou para Portugal à minha procura. Estou sempre em Portugal. Nas ruas de Coimbra. Nas igrejas de Coimbra. Nos cafés de Coimbra. A caminhar por Lisboa, olhando a senhora da rua São Nicolau a cozer suas castanhas.

(2º§) Estou diante do mar, sentado com meu guarda-chuva antigo, exatamente eu que gosto que a chuva caia no meu rosto, na minha roupa, nos meus sapatos que procuram rumos inexistentes. Vejo-me no Bairro Alto, em Lisboa, nas casas de fado.

(3º§) Todas as fadistas cantam de olhos fechados, a melhor maneira de ver todas as coisas. Poemas ao som da guitarra portuguesa, aquela declaração de um amor triste, de lágrimas e desesperos. Depois é a madrugada às margens do rio Tejo, como é a madrugada de Coimbra, às margens do rio Mondego.

(4º§) Vista da ponte de Santa Clara, Coimbra está mergulhada dentro do rio com suas luzes, suas baladas, sua guitarra, o fado de Coimbra que não é fado, é outra coisa que não sei explicar. Depois os amigos, uma noite imensa por viver, as mãos brancas das mulheres, cabelos quase sempre negros, palavras que não precisam ser compreendidas por ninguém. Estou diante do mar, com meu guarda-chuva.

(5º§) É quase certo que adormecerei daqui a pouco! É quase certo que sonharei com setembro!

(6º§) É quase certo que tentarei viver o que me cabe! É quase certo, mas eu não tenho certeza!

FARIAS, Álvaro Alves de. Colunista. Revista Literária. 2013) - Disponível - (http://wwwliteraciaemversoeprosa.blogspot.com.br/


Marque a alternativa INCORRETA.


A) O (3º§) inicia com pronome indefinido variável concordando com o artigo definido e com o substantivo fadistas, o predicado é verbal e concorda com o núcleo do sujeito simples.

B) O verbo polissílabo do período exclamativo: "É quase certo que adormecerei daqui a pouco!" - enuncia ideia hipotética do futuro do presente do modo indicativo.

C) A numeração crescente do trecho: "... especialmente quando¹ vou para² Portugal à minha procura³" apresenta: termo adverbial, preposição essencial indicando direção, sentido do "eu" que fala, substantivo formado pela derivação imprópria, concordando em gênero e em número com o termo determinante que o antecede.

D) No (1º§) temos três exemplos de períodos simples na sequência: "Nas ruas de Coimbra". "Nas igrejas de Coimbra". "Nos cafés de Coimbra".


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 164

Vamos para o Anterior: Exercício 162

Tente Este: Exercício 123

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.36ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.65ms))((ts_substr_c=1.23ms))((ts_substr_im=1.03ms))
((total= 9ms))