Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (21)


EXERCÍCIOS - Exercício 182

  • (FGV 2021)

DOENÇA DE CHAGAS
Embora “chaga” seja uma lesão na carne, ferida aberta, a doença de Chagas não tem qualquer relação com esse tipo de problema. Trata-se de um mal irreversível, com várias implicações, incluindo problemas cardíacos.
Na origem do termo está o nome do médico e cientista brasileiro Carlos Chagas (1879-1934) que, com apenas trinta anos, descobriu o agente causador e descreveu em detalhes tudo o que se relacionava com a doença: ‘Saibam todos’, resumiu ele, ‘que o inseto conhecido por barbeiro, ou chupão, encontrado nas casas de pau-a-pique dos sertanejos do Brasil, é portador de um parasita que causa febre, anemia, cardiopatias e aumento dos gânglios.”
Como “homenagem” ao sanitarista Oswaldo Cruz, com quem trabalhava, o cientista deu o nome ao parasita de typanosoma cruzi . Essa estranha forma de homenagem foi feita também a ele, quando o povo passou a chamar a parasitose de ‘doença de Chagas’.
BUENO , Márcio, A origem curiosa das palavras .
Rio de Janeiro: Ed. José Olímpio, 2003.

O autor do texto designa o fato de inserirem o nome de Oswaldo Cruz na designação oficial da doença como uma “estranha forma de homenagem”.
Essa estranheza se explica pelo fato de



A) o nome do cientista ter sido escrito em latim.

B) a designação da doença ser uma prova de amizade.

C) a grafia usada na designação ser estranha à nossa língua.

D) o nome do cientista aparecer em uma realidade negativa.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 183

Vamos para o Anterior: Exercício 181

Tente Este: Exercício 227

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.60ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=1.19ms))((ts_substr_im=0.80ms))
((total= 7ms))