PortuguêsMorfologia
- (INSTITUTO AOCP 2021)
Inteligência Interpessoal para aprender
Abril, 2019 by EITools
As pessoas que possuem a inteligência
interpessoal são capazes de compreender outras
pessoas e estabelecer relações frutíferas e
saudáveis. Elas sabem exatamente como
motivá-las, trabalhar e cooperar com elas, além
de liderá-las com eficiência. Esse tipo de
inteligência é bastante parecido com a
inteligência emocional. A única diferença é que
na última, a pessoa consegue dominar suas
próprias emoções a fim de ter relações melhores
com as outras pessoas. Já na inteligência
interpessoal, o indivíduo tem um profundo
conhecimento das pessoas com que se
relaciona.
Relacionamento implica em conviver, dividir,
interagir, colaborar, compartilhar espaços,
situações, opiniões, tarefas, responder
adequadamente aos desejos, motivações,
temperamentos e humores dos que nos cercam,
enfim, relacionar-se é viver em comunidade e
estas atitudes fazem parte do que fundamenta a
inteligência interpessoal, ou inteligência social,
como tem sido nomeada atualmente.
A inteligência social permite expandir a
capacidade de entender as pessoas e,
consequentemente, melhorar a forma de se
relacionar com elas, podendo criar um clima
positivo e de cooperação em qualquer contexto
da nossa vida. Se soubermos compreender
nossas próprias emoções e as dos outros,
saberemos reagir a situações de forma mais
adequada e produtiva.
Pessoas socialmente competentes são as que
contribuem na maximização de ganhos e na
minimização de perdas para si e para aquelas
com quem interagem. Segundo eles, os
encontros sociais se dão em determinados
contextos e situações específicos e são regidos
por normas da cultura mais ampla ou da
subcultura. Portanto, além da dimensão pessoal
(conhecimentos, sentimentos, crenças), o uso
competente das habilidades sociais depende
também da dimensão situacional (contexto onde
ocorrem os encontros, status do interlocutor,
presença/ausência de outras pessoas etc.) e da
cultura (valores e normas do grupo).
Considerando essas dimensões, o desempenho
socialmente competente é aquele que expressa
uma leitura adequada do ambiente social, ou
seja, decodifica corretamente os desempenhos
esperados, valorizados e efetivos para o
indivíduo em sua relação com os demais. Em
termos efetividade, é possível atribuir
competência social aos desempenhos
interpessoais que atendem aos seguintes
critérios:
– Consecução dos objetivos da interação: são
variados e embora seja um importante indicador,
este não é um critério a ser considerado
isoladamente;
– Manutenção ou melhora da autoestima: relaciona-se com pensamentos e sentimentos
elaborados pelo indivíduo a partir de seus
comportamentos e das consequências deste no
ambiente;
– Manutenção ou melhoria da qualidade da
relação: indicador que está relacionado ao
compromisso com a relação. Duas pessoas,
coerentes no pensar, sentir e agir, tendem a
pautar-se pela honestidade nas relações,
garantindo confiança e troca de estimulação
positiva;
– Equilíbrio de ganhos e perdas entre os
parceiros da interação: verifica-se o equilíbrio
quando todos obtêm o máximo de ganhos e o
mínimo de perdas [...];
– Respeito e ampliação dos direitos humanos
básicos: direito de expressar nossas opiniões
corresponde ao dever de respeitar a opinião dos
demais [...], os direitos são válidos para todos e
cada direito corresponde a um dever.
Adaptado de:
https://dnapersona.com.br/blog/documentos/inteligenciainterpessoal-para-aprender/.
Acesso em: 02 mai 2021.
Analise as expressões em destaque nos trechos a seguir e assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma: “A única diferença é que na última, a pessoa consegue dominar suas próprias emoções a fim de ter relações melhores com as outras pessoas”; “[...] saberemos reagir a situações de forma mais adequada e produtiva.”.
A) O “a” em “a fim” deveria estar junto da palavra “fim”, ou seja, a grafia está inadequada nesse caso.
B) Em “a fim”, diferente de em “a situações”, o “a” antecede uma palavra do gênero masculino. Portanto, somente nesse caso o “a” é uma preposição.
C) Em “a situações”, o “a” deveria estar acentuado para formar uma crase, pois é uma preposição.
D) “a situações” complementa a ideia do verbo. Sendo assim, o “a” é o artigo que define o gênero do substantivo subsequente.
E) “A fim de” poderia ser substituída por “para”. Toda a expressão “a fim de” indica finalidade.
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