Procura

PortuguêsAcentuação gráfica: acento diferencial


EXERCÍCIOS - Exercício 14

  • (FAUEL 2021)

O texto a seguir foi extraído do livro O pároco de aldeia , de Alexandre Herculano. Leia-o atentamente para responder as próximas questões.
“Como a filosofia é triste e árida! Como a florinha do campo, a alma por onde passou a procela da filosofia, esse turbilhão transitório de doutrinas, de sistemas, de opiniões, de argumentos, pende desanimada e tristonha; e na claridade baça do ceticismo, que torna pesada e fria a atmosfera da inteligência, não pode aquecer-se aos raios esplêndidos do sol de uma crença viva. Com Kant, o universo é uma dúvida: com Locke, é dúvida o nosso espírito: e num destes abismos vêm precipitar-se todas as antologias. Como a filosofia é triste e árida! A árvore da ciência, transplantada do Éden, trouxe consigo a dor, a condenação e a morte; mas a sua pior peçonha guardou-se para o presente: foi o ceticismo. Feliz a inteligência vulgar e rude, que segue os caminhos da vida com os olhos fitos na luz e na esperança postas pela religião além da morte, sem que um momento vacile, sem que um momento a luz se apague ou a esperança se desvaneça! Feliz a alma vulgar e rude que crê e nem sequer sabe que a dúvida existe no mundo! Para ela, as noites não têm os pesadelos monstruosos, nem os dias a meditações febris em que o cético involuntário se debate na orla do possível, que toca por um lado nas solidões do nada, por outro na imensidade de Deus. Mas ainda mais feliz a inteligência superior às do vulgo, aquela que a Providência destinou à missão do poeta, nos anos da infância e da juventude, antes que o bafo árido da ciência a queimasse, passando por cima dela!”
(Trecho com adaptações).

O autor do texto afirma que, para a alma vulgar e rude, “as noites não têm os pesadelos monstruosos”. Com base no Novo Acordo Ortográfico, a forma como está grafado nesse trecho o verbo “têm” estaria:


A) correta, pois nessa forma verbal é facultativo o uso de acento circunflexo, bem como em suas variações compostas.

B) incorreta, pois não devem ser acentuadas as palavras oxítonas com mais de uma sílaba terminadas em ditongo nasal.

C) correta, pois esse verbo recebe acento circunflexo quando conjugado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

D) incorreta, pois prescinde-se de acento circunflexo para assinalar a vogal tônica fechada em palavras oxítonas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 15

Vamos para o Anterior: Exercício 13

Tente Este: Exercício 4

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.65ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=0.94ms))((ts_substr_im=0.91ms))
((total= 6ms))