PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (20)
- (OMNI 2021)
Para aproximar a produção escrita das necessidades enfrentadas no dia-a-dia, o caminho atual é enfocar o desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores. Ou seja: levar a criança a participar de forma eficiente de atividades da vida social que envolvam ler e escrever. Noticiar um fato num jornal, ensinar os passos para fazer uma sobremesa ou argumentar para conseguir que um problema seja resolvido por um órgão público: cada uma dessas ações envolve um tipo de texto com uma finalidade, um suporte e um meio de veiculação específicos. Baseado no excerto, acima, assinale a alternativa que o contraria:
A) Conhecer esses aspectos é condição mínima para decidir, enfim, o que escrever e de que forma fazer isso.
B) Escrever não é fácil. Para que o aluno fique estimulado com a proposta, é preciso que veja sentido nisso."
C) Cabe a todo professor permitir que as crianças adquiram os comportamentos do leitor e do escritor pela participação, em situações práticas e não "por meras verbalizações".
D) Na produção de textos nâo há a necessidade de preparação e atividades propostas pelo professor, para que a criança possa encontrar soluções para sua produção textual, ela não necessita de ter um amplo repertório de leitura
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 66
Vamos para o Anterior: Exercício 64
Tente Este: Exercício 348
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português