HistóriaDiversos
- (FEPESE 2021)
No livro Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal, Milton Santos afirma que devemos considerar a existência de pelo menos três mundos em um só:
o mundo tal como nos fazem crer: a globalização como fábula. Onde a máquina ideológica faz crer que a difusão instantânea de notícias realmente informa as pessoas; o mundo como é: a globalização como perversidade. Neste o desemprego se torna crônico, a pobreza aumenta, novas enfermidades se instalam, a mortalidade infantil permanece, a educação de qualidade é cada vez mais inacessível; o mundo como pode ser: por uma outra globalização. Nessa perspectiva, se forem postas ao serviço de outros fundamentos sociais e políticos, as bases materiais podem transformar positivamente o mundo.
Partindo das afirmações do texto acima, é correto afirmar que o autor:
A) defende que a máquina ideológica está a serviço das melhorias materiais e humanas.
B) acredita que é possível estabelecer novas relações, muito mais democráticas e humanas, embora seja um crítico da globalização.
C) tem a percepção de que a sociedade da maneira que está organizada não precisa melhorar, já que as visões negativas decorrem de “fábulas” plantadas pela mídia.
D) confia que qualquer mudança deve passar pela não aceitação e não utilização das bases materiais do sistema capitalista.
E) afirma que a globalização está configurada enquanto perversidade em virtude da negação dos países pobres em aceitar os benefícios oferecidos pelos países ricos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 109
Vamos para o Anterior: Exercício 107
Tente Este: Exercício 53
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História